Em vídeo, pesquisadoras do Observatório Sul-Sudeste falam sobre as desigualdades na Ciência

04/03/2024

Em alusão ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, 11 de fevereiro, a TV Unicamp fez uma série de reportagens com mulheres cientistas. Duas delas, Karla Bessa e Rebeca Feltrin, são pesquisadoras do Observatório Sul-Sudeste.

A pesquisadora da Unicamp e vice-coordenadora do INCT Caleidoscópio — Instituto de Estudos Avançados em Iniquidades, Desigualdades e Violências de Gênero e Sexualidade e suas Múltiplas Insurgências, Karla Bessa, falou sobre o que é o INCT, quais são os focos de trabalho do Observatório Sul-Sudeste e quais são os principais desafios para as mulheres nas carreiras científicas no Brasil.

Assista aqui:


Na reportagem "Modelo de produção científica é excludente e insustentável, diz pesquisadora", Receba Feltrin, que atuou como bolsista de pós-doutorado junto ao Observatório Sul-Sudeste, aponta que a vida acadêmica e o conhecimento científico no Brasil oferecem desafios para a entrada, a manutenção, o desenvolvimento e a ascensão das mulheres. 

Ao mapear e analisar as bolsas produtividade do CNPq, Rebeca fala sobre o "efeito tesoura", que é resultado das exclusões sociais e de gênero nas carreiras e questiona, também, o modelo produtivista da ciência.

Assista aqui:


Crie seu site grátis!